Notícias culturais e criativas

Parceria Seap IDE Projetos Sociais garante cursos profissionalizantes e culturais a reeducandos de dois presídios de Campina Grande

Fonte e foto: Semcom/Governo da Paraíba

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária, firmou Termo de Protocolo com o IDE – Projetos Sociais para fins de formalização de parceria para a otimização de ensinamentos, socialização e capacitação de reeducandos e reeducandas.

O Projeto Social IDE Prisional vai ministrar cursos e capacitar apenados de Campina Grande ( Penitenciária Raimundo Asfora e Penitenciária Feminina de Campina Grande) nas áreas de Informática, Inglês, Manicure, Corte e Cabelo, Atendente e Recepcionista, Música, Canto, Design de Sobrancelha, Manutenção de Celulares e Tablet, Garçom e Eletricidade Predial.

A parceria envolve colaboradores do IDE – Projetos Sociais, o Instituto Viva Cidadania (aquisição de equipamentos eletrônicos e mobiliário); e RHEMA BRASIL (colaboração com a adequação das salas e a manutenção dos professores).

As ações terão duração de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período mediante celebração de novo instrumento.

Assinaram o Termo de Protocolo o secretário João Alves e o pastor Jairo Henrique Neves Pacheco. Ainda participaram do evento realizado na sede do Ministério Verbo da Vida, em Campina Grande, a diretora da Penitenciária Feminina, Anairis Almeida e o diretor da Penitenciária Raimundo Asfora, Lenni Sucupira. O o desembargador Carlos Martins Beltrão, corregedor-geral de Justiça e o juiz Carlos Neves titular da Vara da Execução Penal o assessor de gabinete Josinaldo Lucas, também participaram da cerimônia.

O secretário João Alves agradeceu pela importância da parceria que resultará em capacitação de reeducandos, um alcance social relevante. O gestor da Seap enfatizou “que o trabalho será feito por muitas mãos parceiras e recomendou que os diretores das unidades prisionais empenho no processo. Por fim, expressou seu desejo de que os projetos avancem para todas as 64 unidades”.

O presidente da IDE Projetos Sociais, Pastor Jairo Pacheco, de Campina Grande, explicou que a proposta é ofertar cursos profissionalizantes e cursos culturais aos reeducandos da Penitenciária Raimundo Asfora e às reeducandas do Presídio Feminino de Campina Grande. A instituição já tem parceria com o governo do estado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano.

O juiz titular da Vara das Execuções Penais da Comarca de João Pessoa, Carlos Neves, lembrou que as ações do Rhema já funcionam há alguns anos na Penitenciária Feminina Júlia Maranhão e no Presídio Sílvio Porto, em João Pessoa. “Estou muito feliz de estar aqui hoje. Gostaria de abraçar a todos. É um marco que vai continuar a fazer a diferença no Sistema Prisional da Paraíba que mudou a partir do Rhema Prisional e vai continuar mudando”.

Também participaram da cerimônia: 

Nilton Brunelli
Presidente do Instituto Viva Cidadania e vice-presidente da ANABB.

Graça Machado
Diretora do IVC e vice-presidente da ANABB.

Sônia Freire
Diretora da Fundação Banco do Brasil.

Augusto Carvalho
Presidente da ANABB e conselheiro deliberativo do IVC.

Registro de presenças dos dirigentes das entidades presentes.

– O Diretor e Presidente fundador da ANABBPREV, Sr. Valmir Camilo, e ex-presidente da ANABB.

– O Presidente do Conselho Deliberativo da ANABB, Cláudio Zucco.

– O Presidente do Conselho Fiscal da ANABB, Genildo Reis.

– A vice-presidente de Relações Funcionais da ANABB, Sra. Lissane Holanda.

– A Diretora Regional da ANABB na Paraíba, Sra. Maria Aurinete.

– Maria das Vitórias líder da pastoral carcerária de Catolé do Rocha.

– Professores da Furne Carlos Allan e Carlos Farias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

"Olá! Parece que você está utilizando um bloqueador de anúncios (adblock) em seu navegador. Gostaríamos de lembrar que o nosso site exibe anúncios como forma de financiamento para manter a qualidade do nosso conteúdo e serviços. Entendemos que a publicidade pode ser incômoda em algumas situações, mas pedimos a sua compreensão e colaboração para desativar o adblock em nosso site. Assim, poderemos continuar oferecendo um serviço de qualidade e gratuito para você. Obrigado!"